Dia D - Parte 1


A pedidos vou falar do famoso Dia D, ou para os íntimos, operação Overlord


Dia D foi um “grande” desembarque inglês e estadounidense em 1944, nas “praias” francesas: Sword, Juno,Gold ,Omaha e Utah. Normandia tomada seria muito mais cômodos desembarcar próximo a Alemanha(e de quebra salvava a França).
A frase a seguir, de um soldado alemão no Dia D, resume TODOS os diferentes desembarques.
“Meu deus, eles têm mais navios/embarcações que temos de soldados”
Para o Dia D, 99% das vezes se vê apenas um dos desembarques, Omaha beach , atire a primeira pedra quem nunca viu alguma cena de Omaha em algum filme daquele paísinho entre o Canadá e o México. Você não? Então uma palhinha a seguir.
Imagens fiéis ao que deve ter sido em Omaha graças às câmeras fotográficas e filmadoras, pequenos erros como na distância dos bunkers, muito mais distantes, quase não são notados.
Então você deve estar pensando, então por que Omaha é tão famosa, sendo que teve menos influência para o fim da guerra se comparar com os desembarques britânicos? Porque certamente foi a mais difícil. Vamos aos números iniciais aproximados:
Eixo: 800 soldados e pouquíssimos tanques. Aliados: 30 mil soldados, algumas dezenas de tanques, mais de mil veículos, navios de apoio (destroyers principalmente), além da USAAF de prontidão. Parece fácil, não? É, mas não foi. 


 ---------------------------------//--------------------------------


Segunda parte quase pronta. Assim que terminar sobre o Dia D começarei a upar o acervo soviético(cerca de umas 300 fotos) que tenho em casa

Posted by Luftwaffe | às 03:28

0 comentários:

Postar um comentário