Dia D - Parte 2


“que deus esteja conosco”
E estava, sim, deus estava a favor dos alemães, mas também não foi tudo obra do azar estadounidense.
Hitler preocupava muito com a defesa das praias do Atlântico antes das grandes perdas da wehrmacht(editado ;P) em território russo.Segundo Hitler “no front russo poderia perder-se um vasto território sem afetar a sua vitória, mas ali a guerra mudaria rapidamente”.Também devera, o front oriental alemão era tão extenso que acabara por isolar suas divisões da barbarossa,o que alimentou as amargas derrotas para os soviéticos.

Sua preocupação manteve-se ainda  mesmo quando nada estava dando certo no leste europeu, chegando a deixar a cargo da “raposa do deserto” em 1944 uma tarefa de melhorar as defesas do Atlântico, que ficaram um tanto "esquecidas". Rommel certamente saberia aproveitar-se da geografia de regiões como Omaha, que consistia basicamente em uma região de areia, praticamente plana, até chegar a um íngreme subida (escarpa o nome, acho). Sobre as muralhas naturais, foram colocadas casamatas de concreto e soldados equipados com submetralhadoras MGs-42, (aliando a alta cadência de tiro, a ampla visão da praia e a proteção do “bunker”).
Como sabia que se os invasores conseguissem chegar até as casamatas (estando em muito maior número) a vitória seria fácil, então criou de formas de reduzir o avanço inimigo. A uma distância de 300m da praia criou-se uma linha fortemente minada e com anti-tanques (a estrutura metálica onde os soldados estavam se protegendo).

Dentre outros problemas para os americanos os fortes ventos do dia dispersaram os navios, a confusão causada pelo fogo inimigo fez com que os soldados desembarcassem longe da areia e distantes dos outros batalhões, os tanques anfíbios sherman desembarcaram longe demais da praia(“naufragando”) para poder dar cobertura à infantaria e o bombardeio do dia anterior tinha sido uma catástrofe devido o mau tempo e ainda os ataques que ocorreram durante o desembarque falharam também devido ao problema já citado e a proximidade do exército aliado.
Apesar de tudo a divisão das tropas alemãs não foram perfeitamente homogêneas, possibilitando que algumas das partes fossem mais facilmente tomadas, facilitando, e muito, a tomada de algumas regiões mais críticas.
Como pôde ver o desembarque não foi dos melhores, matou cerca de 5k de soldados americanos, cerca só de 100 toneladas das quase 2500 toneladas conseguiu-se desembarcar, e, somando com as perdas pós-desembarque matou quase 1,5k de soldados alemães, mas apesar de tudo o objetivo, tomar a praia para futuros desembarques, foi obtida.
Hitler pouco fez quanto ao desembarque depois de realizado, deslocou alguns tanques de posição tarde demais. Afinal o que eram os cerca de 150.000 soldados que desembarcaram na França comparada com o exército soviético já na Alemanha?
Na teoria os aliados ajudariam a URSS, e em troca ela declararia guerra contra o Japão assim que a guerra na Europa acabasse, mas na prática a URSS já estava sentando um nabo do tamanho de uma melancia na Alemanha os EUA e Inglaterra apareceram para ganhar um pouco da fama também e evitar que o exército ganhasse a Alemanha e talvez mais alguns países(sim, o comunismo impunha AINDA mais medo que antes, resultando na guerra fria pouco tempo depois).


 




-----------------------------------------//-------------------------------------------
Aos que gostaram(ou não) comente na área logo abaixo
ps: números variam e MUITO quando se tratam de muitos temas, dentre eles dia D. Posso achar uma fonte dizendo que matou mais de 10 mil e outras que dizem que morreu apenas 3 mil.

Posted by Luftwaffe | às 19:03

5 comentários:

Anônimo disse...

uma parada, vc escreveu link da wehrmacht errado. e eu gostei, única coisa que a oração está por vezes muito extensa. O teu conhecimento nisso é bem interessante e seria mais compreensível em orações mais breves.

ficou massa, cara! ;)
abraço

zeio disse...

seu neo-nazi cabra safado, a frente oriental tava a correr bem?

queres falar de leninegrado?

brincadeira, penso que nacional-socialistas e comunistas tem a sua conta em guerras xD

Luftwaffe disse...

Grande zeio \o/. Sim, eu penso em fazer um post sim de Stalingrado, épico, mas um post desses demora, é difícil descrever rapidamente algo daquela proporção. É muito mais fácil falar algo como Dia D ;P

"seu neo-nazi cabra safado, a frente oriental tava a correr bem?
mas na prática a URSS já estava sentando um nabo do tamanho de uma melancia na Alemanha os EUA e Inglaterra apareceram para ganhar um pouco da fama"

Desde Kursk, a Alemanha só estava levando sarrafo, e o fato de Hitler querer dar uma de estrategistas só piorava as coisas. A única ofensiva que ela fez foi no lado ocidental, já que o lado russo já estava "perdido"

zeio disse...

sobre stalingrado? tens ai muito para escrever, umas duas boas páginas, depois venho ler para ver se não deturpas os factos xD

como vais dar a volta ao que aconteceu ao 6º exercito alemão?

Luftwaffe disse...

Pois é, tem coisa DEMAIS para escrever, isso é até um problema ;P

Postar um comentário